A maior instalação de painéis solares no telhado de uma só empresa vai ter 100 mil metros quadrados, o equivalente a 18 campos de futebol. Este megaprojeto de energia solar está a nascer na Tailândia, na fábrica da Falken, uma empresa de pneus da Sumitomo Rubber Industries (SRI).
Como está a acontecer um pouco por todas as indústrias, a Falken quer reduzir as suas emissões poluentes e a sua pegada ambiental. Para tal, está a fazer a transição para utilizar apenas energias renováveis na produção de pneus.
A fábrica da Tailândia vai receber 40 mil painéis solares com capacidade de produção de 22 MW de energia limpa, o equivalente à energia utilizada por mais de 2500 habitações. A instalação de energia solar, que deverá ficar concluída em 2025, vai ser usada para a produção de pneus destinado à Europa.
Telhas solares transformam telhados em grandes produtores de energia verde
Além dos painéis para produção de energia solar, a Falken vai receber um sistema de cogeração de gás com duas caldeiras de 6,6 MW que serão alimentadas por energias renováveis.
Por fim, para que garantir todas as necessidades energéticas, os ramos e troncos das árvores de borracha já colhidas vão ser usadas como biomassa para produção de eletricidade.
Estas mudanças no campo da energia vão permitir reduzir as emissões anuais em 38 mil toneladas.
As medidas que estão a ser implementadas vão ajudar a SRI a reduzir em 50% as emissões até 2030, tendo por base os valores de 2017. Além disso, fazem parte da política de sustentabilidade do grupo que quer atingir a neutralidade carbónica até 2050.