Energia

Maior instalação mundial em telhado terá 40 mil painéis solares

A fábrica de pneus da Falken terá a maior instalação de painéis solares fotovoltaicos em telhado
Texto
Painéis solares no telhado da fábrica da Falken (foto: divulgação)
Painéis solares no telhado da fábrica da Falken (foto: divulgação)

A maior instalação de painéis solares no telhado de uma só empresa vai ter 100 mil metros quadrados, o equivalente a 18 campos de futebol. Este megaprojeto de energia solar está a nascer na Tailândia, na fábrica da Falken, uma empresa de pneus da Sumitomo Rubber Industries (SRI).

Como está a acontecer um pouco por todas as indústrias, a Falken quer reduzir as suas emissões poluentes e a sua pegada ambiental. Para tal, está a fazer a transição para utilizar apenas energias renováveis na produção de pneus.

Painéis solares - AWAY
Instalação vai ter tamanho de 18 campos de futebol (foto: Michael Wilson/Unsplash)

A fábrica da Tailândia vai receber 40 mil painéis solares com capacidade de produção de 22 MW de energia limpa, o equivalente à energia utilizada por mais de 2500 habitações. A instalação de energia solar, que deverá ficar concluída em 2025, vai ser usada para a produção de pneus destinado à Europa.

Além dos painéis para produção de energia solar, a Falken vai receber um sistema de cogeração de gás com duas caldeiras de 6,6 MW que serão alimentadas por energias renováveis.

Painéis solares - AWAY
Vão ser instalados 40 mil painéis solares (foto: LM Crew/Pexels)

Por fim, para que garantir todas as necessidades energéticas, os ramos e troncos das árvores de borracha já colhidas vão ser usadas como biomassa para produção de eletricidade.

Estas mudanças no campo da energia vão permitir reduzir as emissões anuais em 38 mil toneladas.

As medidas que estão a ser implementadas vão ajudar a SRI a reduzir em 50% as emissões até 2030, tendo por base os valores de 2017. Além disso, fazem parte da política de sustentabilidade do grupo que quer atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias