Energia

EDP avança com dois parques de energia solar nos Países Baixos

Dois novos projetos de energia solar são os primeiros da EDP Renováveis nos Países Baixos
Texto
Painéis solares (foto: EDP Renováveis)
Painéis solares (foto: EDP Renováveis)

A EDP Renováveis continua a expandir o seu portefólio de renováveis e vai agora arrancar com a construção de dois novos parques de energia solar nos Países Baixos com capacidade para abastecer cerca de 9 mil habitações por ano na região.

Localizados na província de Gerlderland, no centro-leste dos Países Baixos, os parques solares vão ser compostos por mais de 46 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais, ou seja, com capacidade de aproveitar a radiação solar em ambas os lados.

A capacidade total instalada é de 20,6 megawatts (MW), o que vai ajudar a evitar emissões de 4 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente

Os novos projetos fotovoltaicos estão a ser construídos pela Kronos Solar EDPR, empresa adquirida pela EDP Renováveis em 2022 que já conta com uma experiência de longo prazo com mais de 1,4 GW em projetos a funcionar e 9,4 GW em projetos solares em desenvolvimento em vários países.

Estes novos parque solares são o primeiro investimento da EDP Renováveis no país neerlandês. No entanto, em alguns meses, a empresa espera avançar com o desenvolvimento de outros projetos de energia solar no país de forma a apoiar a transição energética.

A EDP apresentou recentemente o seu plano de negócios até 2026, no qual comprometeu-se em investir 25 mil milhões de euros na transição energética. A empresa pretende que cerca de metade do seu portefólio seja em energia solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal