Mobilidade

Já há uma opção de painéis solares para o Volkswagen ID. Buzz

Solução permite aumentar a autonomia do veículo e alimentar aparelhos numa versão adaptada para campismo
Texto

Recentemente chegado ao mercado, o Volkswagen ID. Buzz, versão moderna e reinterpretada do clássico “Pão de Forma”, passa a ter disponível um sistema de geração de energia elétrica através de painéis solares colocados sobre o tejadilho.

Desenvolvida pela empresa ABT e-Line, a solução foi pensada para oferecer mais autonomia ao elétrico ID. Buzz, mas também para dar maior liberdade a quem o utiliza para campismo.

VW ID. Buzz - AWAY
VW ID. Buzz com painéis solares ABT e-Line (foto: divulgação)

Os módulos solares podem gerar energia com uma potência de pico de 600 W, a qual é injetada nas baterias do próprio veículo, permitindo que este possa ser carregado quando está longe de um posto de carregamento, ou até mesmo em andamento.

De acordo com a ABT e-Line, o sistema de painéis solares pode gerar energia para até 3000 km ao ano, mas pode ser também útil para alimentar aparelhos elétricos, como um frigorífico, ou o sistema de iluminação interior numa versão do ID. Buzz adaptada para campismo.

A produção em série do sistema de painéis solares para o tejadilho arranca no início de 2024. A empresa alemã fez saber que está também a desenvolver uma solução para colocar ainda mais painéis nas laterais do modelo da VW, o que permitiria aumentar a potência para mais de 1000 watts.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias