Sustentabilidade

Smartphone sustentável e mais ético? A Fairphone acredita que sim

A Fairphone foi criada com o objetivo de criar smartphones sustentáveis e com uma produção ética
Texto

Da terra até ao teu bolso, a jornada de um smartphone está cheia de práticas injustas. É assim que a Fairphone, uma marca de tecnologia que procura ser o mais justa e ecológica possível, justifica o porquê de estar focada em fazer a diferença no mundo dos gadgets.

Criada em 2013, nos Países Baixos, a Fairphone nasceu com o objetivo de desenvolver um smartphone mais sustentável e ético, com uma cadeia de fornecimento mais justa. O resultado desta vontade surgiu em 2016 com o primeiro telemóvel.

Nestes últimos quatro anos, já saíram quatro smartphones e a cada novo lançamento, a Fairphone apresenta um produto um pouco mais sustentável, um pouco mais durável, um pouco mais justo.

Fairphone - AWAY
Fairphone 4 é o modelo mais recente (foto: divulgação)

A Fairphone cria os seus produtos tendo por base quatro grandes áreas. Por um lado, procura que os seus smartphones sejam duráveis, isto porque, explicam, o maior impacto de um gadget é a sua produção.

Assim, as garantias chegam a ser de cinco anos, há atualizações de software durante vários anos e, graças ao design modular e ao facto de ser possível comprar peças no site da Fairphone, é fácil reparar o telemóvel em casa.

Outro ponto importante é que a empresa neerlandesa procura reduzir o lixo eletrónico, incentivando a reutilização e reparações dos telefones e estando constantemente em busca de novas formas de reciclar os gadgets.

Os materiais são também um foco da Fairphone. Indo diretamente à fonte, procuram colaborar junto dos fornecedores e produtores para que as matérias sejam mineradas de forma responsável ou que sejam recicladas.

As pessoas não ficam esquecidas nesta marca em que a justiça ambiental e social são conceitos basilares. Fazendo um trabalho de proximidade, tentam criar melhores condições laborais, melhores ordenados e oportunidades de crescimento para os trabalhadores

Fairphone - AWAY
Fairphone 4 pode ser reparado facilmente em casa (foto: divulgação)

Todo este trabalho valeu à Fairphone o certificado Fairtrade gold na sua cadeia de fornecimento, sendo a única fabricante de smartphones a recebê-lo.

O produto mais recente lançado pela empresa tecnológica é o Fairphone 4 e é apresentado como o mais sustentável de todos. Além de ser produzido com alumínio certificado e em plástico reciclado, tem cinco anos de garantia e recebeu nota máxima pela iFixit pelo seu design modular que facilita a reparação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal