Smartcity

Na Califórnia, não ter automóvel vai dar direito a apoio de mil euros

Nova medida aplica-se a habitantes com baixos rendimentos e pretende ajudar estado a reduzir emissões poluentes
Texto
Califórnia (Foto: J. Hild/Unsplash)
Califórnia (Foto: J. Hild/Unsplash)

Numa tentativa de diminuir o número de automóveis na estrada, o estado da Califórnia vai dar um bónus de mil dólares (cerca de mil euros) aos habitantes com rendimentos mais baixos que não tenham viatura próprio. A nova legislação foi aprovada e aguarda agora ser assinada pelo governador, Gavin Newsom.

Esta nova medida irá aplicar-se a californianos com rendimentos inferiores a 40 mil dólares por ano e o valor será pago através de um crédito fiscal reembolsável. Em caso de pessoas que preencham os impostos juntas, o bónus é dado quando o rendimento do agregado é igual ou inferior a 60 mil dólares.

Tendo como objetivo principal contribuir para um estado mais verde, com menos veículos nas estradas, esta nova lei foi pensada para também beneficiar indivíduos com baixos rendimentos, muitos deles com dificuldade em fazer frente à forte inflação dos últimos meses.

Apesar disso, têm surgido algumas críticas à medida já que grande parte dos indivíduos com ordenados mais baixos não fazem teletrabalho, usando o automóvel para se deslocar. Além disso, de acordo com o Business Insider, os transportes públicos californianos têm sido criticados, havendo quem diga são pouco fiáveis e inacessíveis.

A nova lei surge pouco tempo depois de a Califórnia ter anunciado que a partir de 2035 não será possível adquirir veículos a gasolina ou a gasóleo.

(Foto: J. Patrick/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos