A cidade do Porto está a trabalhar para aumentar a sua eficiência energética e atingir a neutralidade carbónica em 2030. Para tal, criou o que chamou de Pacto do Porto para o Clima que inclui várias medidas que vão ajudar a cidade Invicta a tornar-se mais sustentável para a sua população.
A iniciativa foi apresentada em setembro de 2022 e, desde então, a Câmara Municipal do Porto tem posto as mãos na massa para começar a mudança. Conhece as medidas que já estão implementadas e aquelas que em breve serão uma realidade na cidade nortenha.
1. Município do Porto apenas usa energia verde
Desde 2021 que toda a energia elétrica consumida pelo município vem de fontes renováveis. O mesmo acontece nas empresas municipais Águas e Energia do Porto, Ágora, Porto Ambiente e Go Porto.
2. Telhados com painéis fotovoltaicos para produção de energia solar
A produção de energia solar tem sido uma grande aposta e já várias escolas públicas da cidade têm painéis fotovoltaicos instalados. Há também o objetivo de se usar os telhados de mais de 50 bairros sociais para produzir 6MW de energia limpa que será utilizada por cerca de 30 mil pessoas.
3. Energia solar em instalações municipais
A aposta na energia solar está a estender-se a outras instalações municipais. O parque fotovoltaico Nova Sintra, com cerca de 454 kWp, assegura a autossustentabilidade do Campus da Água e Energia do Porto e alimenta os carregadores elétricos do espaço. A ETAR do Freixo vai receber também painéis solares e o Parque da Cidade terá um reforço na produção fotovoltaica.
Vê onde é a nova rua pedonal no Centro Histórico do Porto
4. Iluminação pública vai ter tecnologia LED
Para reduzir o consumo de energia na via pública, até julho de 2023, o Porto vai mudar cerca de 30 mil luminárias para tecnologia LED, algo que representará não só uma diminuição das emissões de gases de efeito estufa, como também uma poupança anual superior a 1 milhão de euros.
5. Frota municipal está a ser eletrificada
A mobilidade elétrica tem ganhado destaque e, neste momento, cerca de 75% da frota municipal é composta por veículos elétricos. Este ano, a cidade vai passar a contar com 267 carregadores elétricos na rede municipal.
Já conheces o novo metro do Porto made in China?
6. Porto Energy Hub para ajudar famílias com eficiência energética
Foi criado o Porto Energy Hub, um balcão em formato físico e digital que ajuda as famílias com informação sobre medidas de eficiência energética para que possam reduzir custos e tornar as suas casas mais confortáveis.