Smartcity

Tens o passe Navegante gratuito? Andar de bicicletas GIRA vai ser grátis

Medida deverá entrar em vigor em 2023 e será estendida mais tarde a todos os residentes de Lisboa
Texto
Bicicletas Gira, no Cais do Sodré (Fotos: AWAY/D.R.)
Bicicletas Gira, no Cais do Sodré (Fotos: AWAY/D.R.)

Se tens acesso ao passe Navegante gratuito, então vais poder andar nas bicicletas da rede GIRA de forma gratuita a partir do primeiro trimestre de 2023. A medida faz parte de uma proposta aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa para combater a inflação, ajudando famílias e empresas na cidade.

O plano prevê que a rede GIRA seja gratuita para toda a gente com passe Navegante e residência fiscal em Lisboa. No entanto, numa primeira fase, o acesso às bicicletas apenas estará disponível para estudantes até aos 23 anos e pessoas com mais de 65 anos que já beneficiem do passe Navegante grátis.

Bicicletas GIRA
Bicicletas GIRA

A segunda fase, que prevê o alargamento da medida a residentes entre os 24 e os 64 anos, apenas avançará depois de serem analisados fatores como o impacto em termos de operacionalidade do sistema, é referido no site do município.

Para que se possa ter acesso ao benefício, será necessário aderir ao serviço GIRA. A gratuitidade da tarifa de acesso depende da validade do passe e é essencial que este tenha um dos títulos intermodais carregado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail
Vê onde vão estar os radares da PSP em dezembro
Portugal poderá vir a ter produção de hidrogénio verde em Gondomar