Smartcity

Megaprojeto no Dubai inclui ciclovia indoor climatizada com 93 km

Gabinete de design sediado no Emirado projetou uma estrutura ultramoderna pensada para a mobilidade sustentável do futuro
Texto

Fortemente impulsionada pela oferta de soluções eletrificadas, a escolha da bicicleta como meio de transporte urbano nunca teve tanta popularidade. Contudo, há locais, como o Dubai, onde a transição para esse meio de transporte pode trazer desafios adicionais. À boa maneira dos Emirados, a questão já está a ser abordada em modo grandioso.

The Loop é um projeto do gabinete de design especializado no desenvolvimento de cidades sustentáveis URB, que é nada mais nada menos do que uma ciclovia de 93 km totalmente coberta. Para já trata-se apenas de um projeto que ainda não sabemos se algum dia será uma realidade, mas que o conceito projetado para o futuro impressiona, disso não há dúvida.

Idealizado para ligar mais de 3 milhões de residentes a serviços e locais chave, através um modo de transporte saudável e em poucos minutos, o The Loop caracteriza-se por ser uma enorme estrutura construída acima do nível do solo, onde é possível circular de bicicleta, andar ou correr, e praticar outros desportos. Tudo num ambiente controlado e seguro.

O projeto da URB, empresa sediada no Dubai, integra ciclovias, caminhos pedestres, recintos desportivos, estações de carregamento de bicicletas partilhadas, áreas de lazer, entre outros serviços.

The Loop - AWAY
Projeto The Loop no Dubai (imagens: URB)

Por ter sido projetado para o Dubai, uma região do globo conhecida pelo calor intenso, o The Loop contempla um sistema de climatização que manterá um ambiente confortável no seu interior, durante todo o ano.

O projeto tem a ambição de se tornar a infraestrutura para circulação de bicicleta ou corrida mais inteligente do mundo e foi desenvolvido tendo em conta a ambição do Dubai de se tornar uma “20 minute city”, na qual os residentes podem aceder às suas necessidades e destinos diários no espaço de 20 minutos, a pé ou de bicicleta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 17 a 23 de junho
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante