Smartcity

Guimarães integra programa europeu para neutralidade carbónica

“Cidade berço” entre 53 urbes europeias que irão testar novas soluções que permitam acelerar a descarbonização de centros urbanos
Texto
Guimarães (foto: Luís Castro/ Unsplash)
Guimarães (foto: Luís Castro/ Unsplash)

Guimarães é a única cidade portuguesa selecionada para participar no Pilot Cities, um programa no qual estão envolvidas 53 cidades europeias que, durante dois anos, funcionarão como campo de teste para abordagens inovadoras em direção à transição climática urbana.

A iniciativa é promovida pelo NetZeroCities, um projeto-consórcio de 33 parceiros europeus que apoia, através da plataforma EU Cities Mission, 112 cidades europeias na redução das emissões de gases com efeito de estufa, para que atinjam a neutralidade carbónica até 2030.

Contou com 103 candidaturas, envolvendo um total de 159 cidades e 33 países da União Europeia ou associados ao programa-quadro comunitário Horizon 2020, sendo que foram escolhidas 25, correspondentes a 53 cidades.

Guimarães - AWAY
Guimarães (foto: divulgação/ DR)

O que é o programa Pilot Cities?

A sua missão é pôr em prática novas soluções que permitam acelerar a descarbonização de centros urbanos, dando às cidades participantes a oportunidade de implementar ações transversais a diversas áreas de atuação – energia térmica, gestão de resíduos, uso do solo, eletricidade e edifícios, processos industriais, e mobilidade e transportes.

O derradeiro objetivo do programa Pilot Cities é que, ao longo de dois anos, Guimarães e as restantes cidades escolhidas reflitam, aprendam e façam os ajustes necessários rumo à neutralidade carbónica, para que depois outras cidades possam seguir o seu exemplo.

As ações desenvolvidas pelas várias cidades serão apoiadas por bolsas do projeto NetZeroCities no valor de 32 milhões de euros.

Uma dessas ações é o projeto-piloto “Distrito C: Compromisso de Carbono Zero”, levado a cabo pela cidade de Guimarães, o qual pretende estimular o envolvimento dos cidadãos através da promoção da utilização dos transportes públicos, da eficiência energética e da produção local de energia renovável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos