A Câmara do Porto (CMP) decidiu avançar com medidas de reforço de poupança energética já a partir deste fim de semana (29 e 30 de outubro), para fazer face às dificuldades que se sentem a nível mundial.
O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 tem várias recomendações e iniciativas de eficiência energética, entre as quais se destaca a redução do horário de funcionamento da iluminação exterior.
O Muncípio vai avançar com uma redução global diária de 30 minutos face ao horário de funcionamento atual da iluminação pública, salvaguardando no entanto os locais mais isolados, como os espaços verdes, onde já existe lâmpadas com tecnologia LED mais eficientes.
A autarquia assume que existe um objetivo de “contribuir para os esforços levados a cabo a nível nacional e mundial no que respeita à poupança de energia, salvaguardando sempre todas as condições de segurança e comodidade dos cidadãos” – afirma Filipe Araújo, vice-presidente da CMP em comunicado.
Estas medidas arrancam este fim de semana e o objetivo do Executivo camarário é obter uma poupança estimada de 1000 MWh por ano e ter uma redução estimada de cerca de 250 toneladas de emissões de gases de efeito de estufa por ano.
Em comunicado a Câmara do Porto refere ainda que em novembro irá avançar a substituição de mais de 26 mil luminárias com uma redução de custos de energia previstos superior a 1 milhão de euros.
A decoração festiva natalícia da cidade irá também ser alvo de especial atenção com a utilização de tecnologia de LED de baixo consumo, com o objetivo de reduzir o consumo energético em 30% face a anos anteriores.