A cidade do Porto passou a integrar a lista de associados da Associação de Limpeza Urbana (ALU), entidade que trabalha junto dos municípios e das estruturas centrais de decisão na marcação da agenda das políticas ambientais e de limpeza urbana.
Foi nas instalações da Porto Ambiente, empresa municipal que faz a gestão dos resíduos na cidade invicta, que decorreu a assinatura da adesão à ALU. A associação passa, assim, a contar com um total de 27 municípios portugueses como seus associados e com os quais une esforços em prol da limpeza urbana, impactando mais de dois milhões de habitantes.
A formalização da adesão da Porto Ambiente à ALU contou com a presença do vice-presidente da autarquia e presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Ambiente do Porto - EMAP, Filipe Araújo, da administradora desta entidade, Helena Vilasboas Tavares, e do presidente da ALU, Luís Almeida Capão.
Em comunicado, a Porto Ambiente destaca a adesão à ALU tendo em conta os desafios que se colocam às cidades, considerando que tem na associação um parceiro de excelência para partilha de boas práticas e soluções inovadoras para o setor da limpeza urbana.
Vê também: melhores iniciativas na limpeza urbana vão dar direito a prémio
Já a ALU assegura continuar focada em aumentar a rede de entidades locais e parceiros públicos e privados, de maneira a fomentar a eficiência, a investigação e inovação nos serviços de limpeza urbana.