Mobilidade

Dicas práticas para conduzir no inverno, passagem de ano ou com neve na estrada

Descobre as nossas dicas para que mantenhas a segurança na estrada mesmo quando as condições climatéricas não ajudam
Mau tempo
Mau tempo

Com o inverno, chega o mau tempo, a chuva, o gelo na estrada e até a neve que não são nada amigos da condução. No meio das festividades, acresce ainda um outro fator: a azáfama característica da época que leva muitas vezes os condutores a não estarem tão atentos à estrada.

Para garantir que as deslocações são seguras nesta altura do ano, a GEM Motoring Assist partilhou alguns conselhos e dicas para se estar seguro nas estradas mesmo quando a meteorologia não está do nosso lado.

A primeira dica é simples e indica a possibilidade de conduzirmos apenas se tivermos mesmo de o fazer. Caso as condições climatéricas não permitam o mínimo de segurança, o ideal mesmo é tentar reagendar a viagem de carro.

Descobre as nossas dicas para conduzir em dias de chuva

Caso não seja possível, então o mais importante é certificarmo-nos de que o automóvel está preparado para enfrentar as condições exigentes do inverno. Lembra-te que, em caso de avaria, o tempo de espera pela assistência poderá também ser mais longo. Por isso, tenta fazer um pequeno check-up e não te esqueças de verificar a bateria.

Planear bem a viagem também é importante nesta altura do ano. Se houver probabilidade de enfrentar zonas de neve, por si mais exigentes, é importante levar as correntes para as rodas ou os pneus de inverno. Também é recomendado levar um kit para emergência que inclua uma pá, um carregador para o telefone, comida, água, roupa quente e um conjunto de primeiros socorros.

Conduzir em condições mais exigentes é muito desgastante, uma vez que requer mais concentração. Por isso, lembra-te de fazer pausas regulares para um café e não te esqueças das coisas mais básicas, tais como garantir uma boa distância de segurança para o carro da frente e controlar a velocidade para evitar sustos.

(Fotos: divulgação e Unsplash)

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas