Em dias de calor, é normal abrirmos as janelas do automóvel e andarmos nas estradas a aproveitar o vento que circula. Mas se tens por hábito apenas abrir pela metade, recomendamos que pares de o fazer e vamos explicar porquê.
As janelas do veículo, quando não estão totalmente abertas, representam um risco de segurança. Bernat Escolano, que trabalha com automóveis desde sempre e que tem uma conta de Instagram com mais de 120 mil seguidores, fez um vídeo a explicar porque se deve manter os vidros fechados ou abertos na totalidade e nunca só pela metade.
De acordo com o especialista, uma janela meia aberta “pode cortar a cabeça” em caso de acidente. Por isso, se for para estar apenas parcialmente aberta, a fresta não deve ter mais do que dois dedos de altura para prevenir qualquer impacto.
O jornal El País fez também um artigo sobre a questão dos vidros abertos no automóvel e explicou que tem outros impactos negativos. A presença de ruídos, a entrada de pó e insetos e outras distrações são alguns dos problemas que podem surgir quando se circula com a janela aberta. Além disso, pode também aumentar o consumo de combustível.