Atualidade

Campanha Taxa Zero ao Volante nas estradas até 7 de fevereiro

Campanha de fiscalização serve para alertar condutores para risco de conduzir sob o efeito do álcool
Texto
Operação STOP da GNR (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
Operação STOP da GNR (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançam na quinta-feira, 1 de fevereiro, a campanha 'Taxa Zero ao Volante' para alertar os condutores para os riscos da condução sob o efeito do álcool. Decorre até 7 de fevereiro.

A campanha “Taxa Zero ao Volante” integrará a operações de fiscalização, pela PSP e pela GNR, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário para diminuir o risco de acidentes e garantir a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores. As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização.

Na nota, a ANSR, a PSP e a GNR sublinham que a condução sob a influência do álcool é um risco para a segurança, lembrando que com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica.

Recordam igualmente que os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool “são particularmente graves” e que o álcool diminui o campo visual, provocando a chamada “visão em túnel”.

Em 2022, dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, considerada crime.

As autoridades recordam que vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos e descoordenação motora.

Das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024, esta é a segunda. Até ao final do ano vão decorrer mais 10, uma por mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma