Atualidade

Boa notícia: situação de seca diminuiu no Algarve

No resto do país, as barragens estão a encher, com algumas a ter de fazer descargas
Texto
Barragem do Arade, Algarve (foto: Vitor Oliveira/Flickr)
Barragem do Arade, Algarve (foto: Vitor Oliveira/Flickr)

A situação de seca no Algarve teve melhorias. Apesar de o sotavento algarvio permanecer na classe de seca moderada, a situação na região Sul melhorou durante o mês de janeiro, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A 31 de janeiro, 20% do território estava em seca meteorológica, enquanto no final de dezembro essa percentagem era de 38%, situação que abrangia parte da zona centro e o sul do país.

No fim do mês passado, mantinha-se em seca meteorológica a parte Sul do distrito de Setúbal e os distritos de Beja e Faro, embora com uma intensidade inferior a dezembro. Apenas o sotavento se manteve na classe de seca moderada, refere o boletim climatológico do IPMA.

Seca - AWAY
Situação de seca melhorou no Algarve (foto: Armando Franca/AP)

Houve uma diminuição da área de Portugal continental em classe de seca moderada no fim de janeiro. Em dezembro, era 16,2% do território e em janeiro, 2%.

No fim do mês passado, 36,6% do território estava na classe chuva moderada e 34,6% em normal.

Barragens no resto do país com bastante água

Se por um lado o barlavento algarvio continua a lidar com situação de seca, as barragens de outras zonas do país estão a encher.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo TVI Jornal, das 60 albufeiras monitorizadas, 26 estão a pelo menos 80%, sendo que estes dados não incluem as chuvas dos últimos dias.

Em Elvas, a barragem do Caia estava quase no 99% de capacidade de armazenamento e houve necessidade de fazer descargas. Também houve abertura de comportas nas barragens do Maranhão, em Avis, e de Montargil, perto de Ponte de Sor.

Esta e outras notícias podem ser vistas no TVI Player.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana