Sustentabilidade

Poluição no centro de Lisboa acima do saudável

Níveis de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade continuam acima dos limites definidos na legislação europeia
Texto
Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: Pedro Gomes/Getty Images)
Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: Pedro Gomes/Getty Images)

Os níveis de poluição na Avenida da Liberdade, em Lisboa, têm-se mantido acima do que é considerado saudável. Nos primeiros três meses do ano, as concentrações de dióxido de azoto (NO2) estiveram acima dos limites determinados na legislação europeia.

O alerta é dado pela associação Zero que refere que nos primeiros três meses de 2023, a estação de monitorização da Avenida da Liberdade apontou um valor médio de NO2 de 48 microgramas por metro cúbico (μg/m3), dados ainda sujeitos a validação final.

O valor está acima do limite de 40 μg/m3 estipulado na legislação europeia e da recomendação de 10 μg/m3 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Está também bastante acima dos limites propostos para a nova Diretiva Quadro do Ar que propõe um valor máximo de 20 μg/m3).

Avenida da Liberdade, Lisboa - AWAY
Níveis de azoto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, elevados (foto: Hans Porochelt/Flickr)

Em comunicado, os ambientalistas salientam que o Estado tem um papel fundamental para incentivar a que as autarquias criem Planos de Melhoria da Qualidade do Ar e os correspondentes Planos de Melhoria da Qualidade do Ar.

Além disso, a associação defende a implementação de uma Zona Zero Emissões, onde apenas transportes públicos, veículos de residentes e veículos sem emissões possam circular, tanto em Lisboa como no Porto.

Os níveis elevados de dióxido de azoto podem provocar irritação dos olhos e garganta e afetar as vias respiratória, diminuindo a capacidade respiratória e provocando dores no peito, edemas pulmonares e lesões no sistema nervoso central e nos tecidos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos