Sustentabilidade

Esquece os químicos: esta planta vai afastar os mosquitos e perfumar o ambiente

A nossa sugestão é uma planta de folhas aveludadas
Texto

Se és um dos sortudos que tem jardim, quintal, terraço ou até mesmo uma varanda, sabes bem o quão aborrecido é ter moscas e mosquitos a pousar na comida e a picar-nos. Um dos conselhos mais comuns para resolver este problema é rodear-te de plantas que funcionam como repelentes, reduzindo a necessidade de utilizar produtos químicos que têm impacto no ambiente. 

A nossa sugestão é uma planta de folhas aveludadas, que se encontra facilmente em Portugal, com a capacidade de emitir odores que afastam os insetos indesejados. Curiosamente, o cheiro que incomoda os mosquitos é bastante agradável para nós, humanos. Assim, além de manteres os insetos à distância, ainda consegues uma varanda ou casa perfumada.

Chama-se Incenso (Plectranthus coleoides) e é cultivada em várias partes do mundo. “O género Plectranthus é diversificado, com muitas espécies e variedades diferentes, cada uma com as suas características únicas. Algumas variedades são valorizadas pela sua folhagem aromática e atrativa, sendo uma excelente opção para jardins interiores e paisagens, dependendo das variedades e condições de cultivo”, lê-se no site do garden center Cria Verde.

Esta planta, que cresce até aos 15 a 20 centímetros de altura, tem folhas aveludadas e prefere luz indireta ou meia-sombra. É ideal para climas temperados e deve ser protegida de temperaturas abaixo dos 10 graus.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis na próxima semana de 15 a 21 de julho
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa
Radares de velocidade da PSP. Onde vão estar no mês de julho