Energia

Nuclear: Portugal recebe €1,6 milhões para formar peritos em energia de fusão

ISQ ganha contrato internacional para formar técnicos especializados em energia "verde"
Texto
ITER em França (Foto:  ITER Organization)
ITER em França (Foto: ITER Organization)

A fusão nuclear tem sido referida como podendo ser uma solução para a produção de energia verde, sem emissões de dióxido de carbono. Recentemente, em Inglaterra, foi possível gerar 59 megajoules de energia através da fusão nuclear o que permitiu a vários especialistas reforçarem esta hipótese.

Portugal já tem um papel importante na abordagem a este tema com a colaboração do ISQ, no maior projeto experimental do mundo de fusão nuclear, o ITER.  Esta presença ganhou expressão em 2018 com um primeiro contrato de formação e surge agora reforçada após o ISQ ter alcançado um novo contrato internacional no valor de 1,6 milhões de euros para formar peritos em "energia verde".

No âmbito deste contrato com o Organismo Europeu para o Desenvolvimento da Energia de Fusão (F4E), o ISQ irá formar técnicos que se encontram em Espanha, França, Alemanha e Japão.

“Este contrato terá a duração de três anos e fará a gestão dos planos de formação de mais de 600 técnicos do ITER e F4E nas mais diversas áreas, visando a atualização permanente de competências técnicas, soft skills e de gestão (...) em formatos digitais, on line live training e presenciais, com componente prática e hands on”, explica Margarida Segard, Diretora ISQ Academy, em comunicado de imprensa.

A colaboração do ISQ no ITER

O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) visa construir o primeiro reator experimental de fusão nuclear, capaz de gerar um retorno de energia positivo, demonstrando a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia limpa.

O ISQ colabora com o ITER e a F4E através da prestação de serviços em âmbitos tão variados como: formação, inspeção, ensaios, desenvolvimento de tecnologia de controlo não destrutivo, engenharia de processos, de ligação e serviços de suporte à engenharia de base (design e análise).

Na área da garantia de qualidade e controlo de fabrico o ISQ é o parceiro de referência da F4E sob a forma de um contrato quadro que atribui a responsabilidade de acompanhamento de fabrico de componentes fornecidos pela EU.

ITER (foto: Les Nouveaux Media/SNC Engage)

Sobre o ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que, de acordo com comunicado à imprensa, entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação. Está presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, apoiando clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Exemplo do trabalho do ISQ (captura rede social)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias