Decorreu no dia 1 de junho a inauguração do Parque Fotovoltaico de Pinhal Novo, parte integrante do Complexo Garrido da Voltalia composto por cinco centrais solares em Portugal.
O novo parque solar representa um investimento de 11 milhões de euros, tem uma potência instalada de 11,8 megawatts (11,8 MW) e é constituído por cerca de 22 mil módulos solares que irão permitir uma capacidade de produção anual de 24,3 gigawatts (24,3 GW).
A energia produzida pelo novo parque da Voltalia vai ser suficiente para fornecer eletricidade a cerca de 19 mil pessoas e poderá permitir reduzir as emissões de carbono para a atmosfera em cerca de 6.402 toneladas por ano.
A cerimónia de inauguração, onde a AWAY marcou presença a convite da Voltalia, contou com a presença do Eng. João Bernardo (Diretor-Geral da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia), Henri-François Prat (Diretor de Operações e Serviços Voltalia), Dr. Álvaro Amaro (Presidente da Câmara Municipal de Palmela), João Amaral (Country Manager Voltalia Portugal) e do Eng. Pedro Amaral Jorge (Presidente da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis) – foto abaixo -, entre outros convidados.
O Complexo Garrido, do qual este novo parque solar faz parte, é composto por mais quatro parques: Alcochete, Antuzede, Vale Serrão e Oliveira de Frades, representando um investimento de 50 milhões de euros, uma potência instalada de 50,6 MW e terá uma capacidade de produção total por ano de 96,7 GWh, fornecida através de mais de 94 mil módulos solares.
A energia produzida no Complexo vai ser suficiente para fornecer eletricidade a cerca de 73 mil pessoas e vai permitir reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera em mais de 25.000 toneladas por ano.