Energia

Energia eólica foi a segunda maior fonte nos EUA no final de março

A produção de eletricidade verde nos Estados Unidos tem vindo a crescer de forma rápida, em especial desde 2019
Texto
Energia eólica nos EUA a crescer
Energia eólica nos EUA a crescer

De acordo com dados da EIA (Agência de Informação de Energia dos EUA), o passado dia 29 de março fica na história como a primeira vez que a produção de energia eólica é a segunda maior responsável pela produção de eletricidade nos Estados Unidos, só atrás do gás natural.

Os dados foram revelados dia 14 de abril pela EIA e revelam que o gás natural foi responsável por 31% da energia produzida, as eólicas 19%, nuclear 19%, carvão 17% e 14% para outras fontes.

No dia 29 de março as turbinas presentes em 48 estados norte-americanos foram responsáveis pela produção de 2,017 GWh (Gigawatt/hora) de eletricidade, tornando-se assim a segunda maior fonte de produção de energia.

Este resultado é impressionante porque mostra a ultrapassagem ao carvão e até à produção de energia nuclear ao mesmo tempo, um facto inédito.

A crescente oferta de capacidade instalada de turbinas eólicas nos Estados Unidos tem sido uma aposta constante desde 2019 mas, uma vez mais de acordo com a EIA, o potencial de aproveitamento eólico (35% em 2021) é bastante inferior, por exemplo ao rendimento do nuclear (93% em 2021).

No total mensal a energia eólica mantêm o quarto lugar de maior fonte de produção de energia elétrica nos Estados Unidos, atrás do gás natural, carvão e nuclear.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”