Energia

Portugal quer trabalhar com a Islândia em projetos de energia

António Costa esteve na Islândia e salientou o potencial de colaboração em projetos de energia e oceanos
Texto
Energia geotérmica (foto: Egill Bjarnason/AP)
Energia geotérmica (foto: Egill Bjarnason/AP)

Portugal quer trabalhar com a Islândia em projetos de cooperação económica bilateral nos setores das energias renováveis e economia azul. O primeiro-ministro, António Costa, esteve na Islândia e salientou que a visita serviu para “lançar o anzol ao mar”.

Na visita oficial à Islândia para estar com representantes da comunidade portuguesa no país, o primeiro-ministro aproveitou também para visitar empresas islandesas consideradas inovadoras nos domínios da energia geotérmica e na captura de carbono em minérios para fins industriais.

Aos jornalistas, António Costa disse que nas áreas da energia e da economia azul, “Portugal e a Islândia têm elevada proximidade”, o que permite trabalhar em conjunto. Salientou ainda que o país do norte da Europa está interessado na energia eólica, o que gera uma oportunidade para as empresas portuguesas.

Energia geotérmica - AWAY
António Costa em central geotérmica na Islândia (foto: Anton Brink Hansen/EPA)

A viagem teve também a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Agência Portuguesa de Energia (ADENE) e a Autoridade Nacional de Energia da Islândia.

O acordo permitirá aprofundar as relações com a Islândia, um “país líder no uso de energia geotérmica”, salientou o presidente da ADENE, Nelson Lage. Irá também “permitir a partilha de conhecimento e novos conceitos, soluções e modelos de negócio de energia, incluindo comunidades de energia renovável e sistemas de armazenamento de energia”, cita a Lusa.

No campo da economia azul, o primeiro-ministro referiu que os dois países têm estado muito ativos nas Nações Unidas, tendo visitado um cluster dedicado aos oceanos e conhecido projetos para o aproveitamento total dos pescados para efeitos de alimentação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias