Energia

Parque eólico offshore da IberBlue Wind dará energia a 670 mil casas

Projeto de energia eólica offshore na Península Ibérica será composto por 55 turbinas eólicas
Texto
Parque eólico offshore La Pinta, da IberBlue Wind (foto: cortesia de Principle Power Dock 90)
Parque eólico offshore La Pinta, da IberBlue Wind (foto: cortesia de Principle Power Dock 90)

A costa da Andaluzia, em Espanha, poderá vir a receber um novo parque eólico offshore flutuante. Com um investimento global previsto de 2,5 mil milhões de euros, o novo projeto IberBlue Wind terá um total de 55 turbinas eólicas.

Batizado de La Pinta, em homenagem a uma das três caravelas utilizadas por Cristóvão Colombo na usa primeira viagem à América, o projeto está planeado para o largo das costas de Granada e Almeria e abrangerá uma área de 316 km2.

Energia eólica offshore - AWAY
Ficará na costa de Granada e Almeria (foto: divulgação)

Terá uma capacidade de 990 MW produzida graças a 55 turbinas eólicas offshore de 18 MW cada. Quando estiver totalmente operacional, irá gerar energia para mais de 670 mil casas.

Em comunicado, a IberBlue Wind salienta que o Documento de Projeto Inicial já foi enviado para o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITECO). Acrescenta ainda que já estabeleceu contactos com a Junta de Andaluzia, câmaras municipais, associações e organismos para que o parque seja integrado de forma satisfatória no ambiente.

Parque eólico offshore - AWAY
La Pinta é um dos projetos da IberBlue Wind na Península Ibérica (foto: cortesia de Principle Power Dock 90)

Este é mais um projeto da IberBlue Wind, uma joint-venture entre a Simply Blue Group, a Proes Consultores e a FF New Energy Ventures, que irá apoiar a meta do governo espanhol de atingir 1-3GW de energia eólica offshore instalada até 2030.

A joint-venture tem anunciado vários projetos nos últimos tempos, sendo que este é o segundo parque eólico offshore da IberBlue Wind previsto para a Andaluzia. Já foram ainda apresentados três outros projetos, entre eles um ao largo da costa da Figueira da Foz e outro transfronteiriço, ao largo de Espanha e Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio