Energia

Há uma cidade a transformar cemitérios em parques de energia solar

Projeto foi batizado de RIP e tem como objetivo instalar perto de 7 mil painéis solares em cemitérios locais
Texto
Energia solar (foto: Anders J./Unsplash)
Energia solar (foto: Anders J./Unsplash)

Com a necessidade crescente de gerar mais energia renovável para deixar a fóssil, as cidades estão a tornar-se criativas relativamente a arranjar espaço para estes parques de energia limpa. Valência, em Espanha, está a usar cemitérios como parques de energia solar.

O projeto chama-se RIP – Requiem in Power –, uma brincadeira com a sigla em inglês que significa Rest In Peace (descanse em paz). Arrancou em maio com a instalação dos primeiros painéis solares e pretende ser o maior projeto urbano de energia solar de Espanha.

O plano é instalar 6658 painéis solares em cemitérios locais que irão gerar mais de 440 mil kilowatts de energia por ano. Desta forma, vai evitar-se a emissão de 140 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, referiu um político local, citado pela EuroNews.

A energia gerada será maioritariamente para edifícios públicos, com cerca de 25% a ir para mil casas de famílias mais vulneráveis.

Até ao momento já foram instalados 810 painéis solares nos cemitérios de Grau, Campanar e Benimàmet.

O projeto RIP faz parte do Valencia 2030 Climate Mission, um plano ambicioso que fez com que a cidade se tornasse a Capital Verde da Europa este ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa