As energias renováveis têm crescido em Portugal e são cada vez mais responsáveis pela geração de eletricidade. Nos primeiros oito meses do ano, cerca de 83% da geração de eletricidade veio de fontes renováveis. Isto representou um aumento de 14,5% face ao mesmo período do ano passado.
Os dados surgem no novo Boletim Eletricidade Renovável elaborado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) que indicam que a geração de total de eletricidade em Portugal Continental entre janeiro e agosto foi de 31.443 GWh.
Contrariamente à tendência que vemos nas renováveis, a energia fóssil teve uma queda de 16,1% em relação aos valores registados em 2023, em grande parte devido à menor produção de energia aa partir de gás natural.
Focando apenas em agosto, a incorporação de energia renovável foi de 77%, um aumento de 17% face ao mesmo mês de 2023. Esta subida é justificada com o aumento da produção hídrica e solar. Ainda assim, a tecnologia eólica foi a principal fonte de produção energética em agosto – 29%.
Entre 1 e 31 de agosto deste ano, Portugal foi o quarto país a utilizar mais energia renovável, ficando atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca.