As energias renováveis continuam a representar grande parte do consumo elétrico em Portugal. Nos primeiros 10 meses do ano, 72% da eletricidade usada veio de fontes verdes, especialmente da energia hídrica, que representou 30%.
De acordo com dados da REN, entre janeiro e outubro de 2024, 26% do consumo elétrico foi garantido pela energia eólica, 10% pela fotovoltaica e 6% pela biomassa. 19% foram garantidos pela energia importada.
O gás natural ainda foi usado, sendo responsável por 9% da energia em Portugal. ainda assim, registou-se uma queda homóloga de 21%. Globalmente, é o consumo de gás mais baixo desde 2004.
Se nos focarmos apenas no mês de outubro, a produção renovável abasteceu 68% do consumo, enquanto a produção não renovável foi responsável por 10%. Os restantes 22% foram garantidos pela energia importada.
Em outubro, as condições atmosféricas foram particularmente favoráveis para a produção hidroelétrica e eólica, que tiveram índices de produtibilidade bastante elevada. Por outro lado, o índice de produtibilidade da energia solar foi o mais baixo para um mês de outubro desde 2010.