A Amazon está a percorrer o caminho da descarbonização e fez um acordo com a Iberdrola para comprar energia solar e eólica. Esta parceria vai ajudar a que a gigante americana consiga que 100% da sua eletricidade venha de origem renovável já em 2025, cinco anos antes do compromisso inicial.
O acordo de compra de energia abrange projetos na Europa, Estados Unidos e Ásia-Pacífico. Entre os parques que vão gerar energia para as operações da Amazon, estão dois projetos de energia eólica offshore na Alemanha, no mar Báltico, parte do Hub Báltico da Iberdrola.
O Baltic Eagle e o Windanker vão gerar 1,1 terawatt-hora (TWh) de energia limpa, por ano, para a empresa de tecnologia, o equivalente às necessidades de eletricidade de mais de 314 mil residências europeias.
Os dois parques ainda estão em fase de desenvolvimento, sendo que o Baltic Eagle deverá ficar pronto em 2024 e o Windanker em 2026.
O acordo entre as duas empresas vai além do fornecimento de energia limpa. O Amazon Web Services (AWS) vai tornar-se no principal fornecedor de cloud da Iberdrola. Desta forma, a empresa do setor energético espera impulsionar os seus planos de transformação digital.
A Amazon tem estado focada em diminuir a sua pegada ecológica, tendo liderado o ranking de compra de energia renovável nos Estados Unidos até setembro passado. Além disso, tem apoiado projetos de sustentabilidade, como o North Sea Farm 1 que vai criar florestas de algas em parques de energia eólica para combater a poluição atmosférica.