Atualidade

Novo recorde de chuva em Portugal registado na Madeira

Um novo máximo histórico nacional de precipitação foi registado à passagem da depressão Óscar
Texto
Ilha da Madeira (foto: Wirestosk/Freepik)
Ilha da Madeira (foto: Wirestosk/Freepik)

A passagem da depressão Óscar pela Madeira resultou no registo de um novo extremo absoluto diário da precipitação nacional, estabelecendo um novo recorde de chuva de 497,5 milímetros.

De acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este é o novo valor máximo histórico de precipitação a nível nacional, suplantando o anterior registo de 346,8 milímetros, registado a 8 de abril de 2008.

Abaixo um registo partilhado nas redes sociais.

Na terça-feira, durante uma conferência de imprensa, o delegado regional do IPMA, Victor Prior, indicou que o limite do aviso vermelho – 60 mm/6 horas (60 litros por metro quadrado em seis horas) tinha sido “largamente ultrapassado” durante o temporal.

O responsável do IPMA explicou ainda que nas regiões montanhosas a precipitação atingiu em acumulado de 600 mm em 24 horas, o maior valor desde que há registo.

“Foram registados 180 mm no Chão do Areeiro em seis horas, foi três vezes mais”

A depressão Óscar, colocou a região em aviso vermelho, trouxe precipitação forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada, visibilidade reduzida e vento forte, tendo existido registos de rajadas de vento da ordem de 100 km/h, nas terras altas, pelo menos até meio da tarde de dia 6 de junho.

O mau tempo provocou 95 desalojados, levou ao encerramento de escolas e de alguns serviços públicos, tendo condicionado fortemente a operação no aeroporto da Madeira.

A intempérie vai agora perder força, como se demonstra no Twitter do Tempo.pt

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Águas cristalinas até aos 28ºC: este destino é o verdadeiro paraíso e fica a 2 horas de Portugal
Consumo médio do carro: há quanto tempo não reinicias o computador de bordo? É essencial
Irradiação com raios gama pode fazer face a uma das maiores ameaças à Terra