Fantástico

Vídeo: Team Vesco bate recorde de velocidade para veículo elétrico com 568 km/h

“Little Giant”, equipado com 1152 módulos de baterias de iões de lítio e dois motores Tesla modificados, alcançou 353 milhas por hora (568 km/h), tornando-se no veículo elétrico mais rápido do planeta
Texto

O cenário de Bonneville e as suas pistas planas de sal foram novamente os escolhidos para mais um recorde de velocidade da Team Vesco. Além da experiência de bater recordes de velocidade com motores de combustão, a equipa entra agora no mundo dos elétricos (vê o vídeo abaixo).

Depois de superarem a fasquia das 500 milhas por hora (809 km/h) com o seu Turbinator II equipado com um motor de combustão, a equipa de Rick Vesco dedicou-se ao mundo dos veículos elétricos através da parceria com a Oceanside, reVolt Systems de Eddy Borysewicz.

O resultado é o incrível “Little Giant”, equipado com 1152 módulos de baterias de iões de lítio e dois motores Tesla com grandes modificações, que acaba de alcançar a marca das 353 milhas por hora (568 km/h), tornando-se assim no veículo elétrico mais rápido do planeta.

O Team Vesco 444 reVolt Systems streamliner, ou Little Giant, foi conduzido pelo nova iorquino Eric Ritter, que primeiro alcançou a marca das 322 mph e apenas 24 horas mais tarde, no dia 1 de outubro, fez as duas passagens que resultaram numa média de velocidade de 353 mph.

Esta equipa mostrou assim ao mundo que a tecnologia dos motores elétricos tem muito para explorar e que é mesmo algo que veio para ficar. Nas palavras de Rick Vesco, o dono da equipa, “o Little Giant conseguiu grandes recordes sobre o sal e estamos bastante entusiasmados com o futuro dos veículos elétricos e felizes por destruir a noção de algumas pessoas quando afirmam que os carros elétricos são lentos”.

Eric Ritter estava bastante entusiasmado depois destas duas passagens afirmando “que momento incrível! O binário disponível logo desde o arranque e aceleração constante que se mantém sem parar. Os nossos tempos contam a história e com a velocidade máxima registada de 357 mph, a fasquia dos 400 já é uma realidade e não apenas um sonho”.

Greg Peek, da American Track Roadster esteve responsável pela conceção e construção do completo sistema de transmissão do Little Giant, fazendo com que a tremenda força dos dois motores passasse para as rodas da melhor forma possível. “Na conceção começamos com coisas que sabemos e outras que não sabemos, vamos preenchendo os espaços em branco e ligando os pontos”, explica Peek, acrescentando que “as peças principais tiveram de passar por seis processos complexos, antes de transformarem em algo útil e fiável. Podemos optar por componentes baratos ou por peças à prova de bala, mas penso que este recorde mostra bem qual é que escolhemos”.

Eric Ritter, piloto profissional

O Little Giant conduzido por Eric Ritter conquistou ambos os recordes nacionais da classe E3 em apenas quatro passagens no percurso de Salt Flats. Todos estes recordes exigem duas passagens, e é definido o valor de velocidade média entre as duas passagens. Os recordes mundiais têm o requisito adicional das duas passagens terem de ser cumpridas em 60 minutos.

O conjunto de baterias do sistema elétrico do Little Giant foi recarregado com energia solar, tendo a equipa recorrido a um reboque específico equipado com um conjunto de painéis fotovoltaicos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal