Sustentabilidade

Revelada solução inovadora de reciclagem para pás de turbinas eólicas

Energia eólica é uma solução ambientalmente ecológica mas até recentemente não se sabia como dar novo rumo às turbinas
Texto
Parque de turbinas eólicas (foto: Quang N. Vinh/Pexels)
Parque de turbinas eólicas (foto: Quang N. Vinh/Pexels)

As pás das turbinas eólicas construídas maioritariamente com recurso a fibra de vidro têm um período de vida aproximadamente de 20 anos. O que fazer para não acabarem em aterros industrias no final do seu ciclo de vida? Há uma empresa norte-americana com uma solução.

A Regen Fiber sediada no estado do Iowa, Estados Unidos da América, apresentou recentemente um processo de reciclagem que permite converter as pás das turbinas geradoras de energia eólica em diversos tipos de materiais, nomeadamente para a indústria da construção civil.

regen fiber - away
Pavimentos, cimento ou aplicação na construção podem ser destinos para pás recicladas (foto: Regen Fiber)

O inovador processo transforma as fibras utilizadas na composição das pás das turbinas eólicas em materiais como argamassas, cimentos, pavimentos e outros produtos de elevada resistência.

Os materiais são separados de acordo com avançadas técnicas de reciclagem e consoante o seu tipo podem ainda tornar-se compostos para alcatrão ou até alguns tipos de redes de proteção de solos.

fibras pás turbinas - away
Reciclagem da fibra das pás das turbinas eólicas (foto: Regen Fiber)

Ao evitar que as pás das turbinas acabem em aterros industriais a Regen Fiber contribui para a redução da pegada ecológica dos parques eólicos, incentivando a economia circular e trazendo a público novos materiais reciclados.

“A reciclagem de pás sem o uso de calor ou produtos químicos, ao mesmo tempo em que as mantém fora de aterros sanitários ou queimadas, apoia as metas de sustentabilidade da indústria eólica e dos clientes que recebem os produtos reciclados” – refere Jeff Woods, Diretor de desenvolvimento.

De acordo com o comunicado de imprensa da Regen Fiber estão já previstas para todo o ano de 2023 várias operações de desmantelamento e posterior reciclagem de algumas pás de turbinas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”