Energia

Sabes o que deves fazer aos teus equipamentos elétricos que já não funcionam?

Campanha “Reciclar no Sentido Certo” ensina as pessoas a desfazerem-se dos seus equipamentos elétricos e eletrónicos da maneira correta
Texto
Reciclagem
Reciclagem

Com toda a certeza, em algum momento da tua vida, tiveste de te desfazer de algum equipamento elétrico ou eletrónico. Pode ter sido a torradeira que de repente deixou de aquecer ou o telefone com mais de uma década que já nem liga. Onde é que colocaste estes equipamentos? É que eles não só podem, como devem ser reciclados.

Telemóveis antigos (foto: Eirik Solheim/Unsplash)

As entidades gestões de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) Electrão, ERP Portugal e E-Cycle juntaram-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e lançaram a campanha nacional “Reciclar no Sentido Certo”. O objetivo é ensinar aos portugueses qual o destino correto para os aparelhos elétricos e eletrónicos que chegaram ao fim de vida e também alertar para a importância de reciclar estes bens.

Segundo o comunicado, vendem-se mais de 1,5 mil milhões de telemóveis por ano no mundo inteiro e é por isso importante evitar que a grande maioria destes objetos vá para o lixo comum. Quando não se recicla, os REEE acabam em aterros, ficando a poluir solos e linhas de água e contaminando a cadeia alimentar.

Mapa dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (imagem: captura)

No site da campanha “Reciclar no Sentido Certo”, é possível saber onde se deve entregar estes resíduos, assim como conhecer o processo de reciclagem por que passam.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos