Sustentabilidade

Worten reciclou mais de 66 mil toneladas de lixo eletrónico

Programa a funcionar há 12 anos recolhe resíduos eletrónicos e elétricos e, em paralelo, doa novos equipamentos a instituições necessitadas
Texto
Worten Transforma
Worten Transforma

Mais de 66 mil toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos reciclados e cerca de 24 mil produtos novos doados: este é o balanço dos 12 anos do programa de responsabilidade ambiental e social da Worten, o Worten Transforma.

O programa, que foi criado em 2009, apela à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida (REEE), nas lojas Worten, para que sejam reciclados. Depois, com parte da receita, a Worten doa equipamentos novos a instituições portuguesas.

Com o objetivo de atenuar necessidades e proporcionar conforto e bem-estar, a Worten já doou, no Âmbito do programa, mais de 2,3 milhões de euros em produtos novos a 2600 instituições, como hospitais, escolas, instituições de ensino e IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Em 2021, graças à recolha e reciclagem de 5335 toneladas de equipamentos, o programa conseguiu doar 436 equipamentos novos a 116 instituições.

Os produtos entregues foram, na sua maioria, pequenos e grandes domésticos, mas também equipamentos informáticos e de telecomunicações e televisores.

A campanha Worten Transforma conta com a colaboração da ERP Portugal, que trabalha na área de gestão e tratamento de REEE, e o Banco de Bens Doadas da ENTREAJUDA, que dá apoio na escolha das instituições beneficiárias.

O programa decorre todo o ano e basta ir a uma loja Worten para entregar qualquer equipamento elétrico ou eletrónico em fim de vida. 

(Fotos: Unsplash e divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal