Sustentabilidade

Cada português terá de reciclar mais duas garrafas de vidro por mês

Dados sobre a reciclagem no primeiro trimestre de 2023 em Portugal mostram que houve menos recolha de vidro
Texto
Vidro (foto: Meizhil Lang/Unsplash)
Vidro (foto: Meizhil Lang/Unsplash)

A reciclagem de vidro em Portugal teve um retrocesso no primeiro trimestre de 2023, tendo sido recicladas menos mil toneladas face ao mesmo período em 2022. Assim, houve uma diminuição de 2% face ao ano anterior.

Este retrocesso de 2% na reciclagem de vidro, que surge nos dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) que estão a ser divulgados pela Sociedade Ponto Verde (SPV), inverte uma tendência de crescimento que tinha-se vindo a verificar nos últimos dois anos.

Neste momento, a taxa de reciclagem anual de vidro é de 56% e o objetivo é que atinja os 75% até 2025. Para que Portugal atinja a meta estabelecida, será necessário que cada português recicle mais duas garrafas de vidro por mês.

Reciclagem em Portugal - AWAY
Reciclagem em Portugal (foto: Walimai Photo/Flickr)

Ainda assim, no campo da reciclagem, não são só más notícias. De janeiro a março de 2023, foram recolhidas 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais, o que representa um aumento de 3% comparativamente ao período homólogo de 2022.

Relativamente à reciclagem de embalagens de plástico e de papel/cartão, o país voltou a atingir as metas, com a primeira a ter uma subida de 2% e a segunda de 9% face ao primeiro trimestre do ano passado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos