Sustentabilidade

Audi usa vidro reciclado no para-brisas de SUV elétrico Q4 e-tron

Um material com até 30% de vidro reciclado irá ser utilizado pela Audi a partir deste outono
Texto
Audi vai ter vidros reciclados (foto: divulgação)
Audi vai ter vidros reciclados (foto: divulgação)

Vidros velhos transformam-se em vidros novos como forma de promover a sustentabilidade e economia circular no SUV Audi Q4 e-tron ainda este ano. A Audi irá utilizar um vidro produzido com até 30% de material reciclado, proveniente de janelas de automóveis danificados ou irreparáveis, dando forma ao projeto-piloto GlassLoop que implementou para estudar a viabilidade deste processo.

Juntamente com a Reiling Glas Recycling, a Saint-Gobain Glass e a Saint-Gobain Sekurit, o projeto "GlassLoop" da Audi demonstra de forma os ciclos de materiais podem ser integrados na produção de série. As empresas parceiras passaram cerca de um ano a testar em conjunto formas de produzir novos para-brisas para o Audi Q4 e-tron a partir de vidro de automóvel com defeito.

Agora, o processo está pronto para passar à fase de produção: primeiro, os vidros dos automóveis são partidos em pequenos fragmentos através de um processo pioneiro de reciclagem. De seguida, todos os elementos que não são vidro, como resíduos de cola, são eliminados. O granulado de vidro é então fundido e introduzido no processo de produção de vidro para chapa automóvel. O conteúdo residual do vidro produzido desta forma é de até 30 por cento.

O objetivo é fornecer cacos de vidro suficientes para garantir uma quota de material reciclado durante toda a vida útil do Audi Q4 e-tron - com base nos números de produção atualmente planeados. A partir de setembro de 2023, os para-brisas produzidos desta forma deverão ser utilizados na produção do Audi Q4 e-tron.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Jogos Olímpicos de Paris vão contar com 500 Toyota Mirai
Hidrogénio e biocombustíveis avançam em projeto da Galp para Sines
Dicas AWAY: Como arrumar louça na máquina de lavar