Sustentabilidade

10 toneladas de elétricos recolhidos da Presidência do Conselho de Ministros

Iniciativa apoiada pelo Electrão permitiu converter equipamentos elétricos usados em cheque de 1057 euros para associação
Texto
SGPCM recolhe equipamentos elétricos para reciclagem (Foto: AP/T. Fineberg)
SGPCM recolhe equipamentos elétricos para reciclagem (Foto: AP/T. Fineberg)

Mais de 10 toneladas em oito meses: é este o saldo da iniciativa de recolha de equipamentos elétricos usados que teve lugar nos cinco edifícios da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), com o apoio da associação de gestão de resíduos Electrão.

Integrada na campanha “Electrão Empresas”, a operação de recolha levada a cabo pela SGPCM entre junho de 2021 e janeiro de 2022 resultou no encaminhamento para reciclagem de 10.572 quilos de equipamentos, entre aparelhos fora de uso que se encontravam nos edifícios e outros trazidos pelos próprios funcionários daquela entidade.

Reciclagem (Foto: AP/G.V. Wikngaert)

A SGPCM foi uma das instituições que aderiu ao desafio lançado pelo Electrão a empresas e outras entidades, no sentido de colaborarem em campanhas de sensibilização e recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados. Para tal, o Electrão disponibiliza os meios para acondicionamento e recolha destes aparelhos.

Para além da componente ambiental, a campanha “Electrão Empresas” tem também uma vertente social, já que por cada tonelada recolhida são entregues 100 euros a instituições de solidariedade social indicadas pelo parceiro ou aderente.

Equipamentos elétricos para reciclagem (Foto: AP/L.H. Teng)

No caso da iniciativa que decorreu na SGPCM, os 1057 euros que resultaram do volume de equipamentos recolhidos foram atribuídos à associação A Candeia, composta por voluntários dedicada ao acompanhamento e formação de crianças e jovens que vivem em instituições.

O Electrão destaca que campanhas como esta permitem aumentar a rede de locais de recolha à disposição do cidadão e, consequentemente, as taxas de reciclagem. Adicionalmente, promovem uma maior sensibilização para o correto encaminhamento para reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos usados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos