A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, já tem a sinalização que indica a presença do novo radar que permite auferir a velocidade média de um veículo entre dois pontos. Este é um dos dez radares que possivelmente serão instalados e que alternarão por 20 localizações.
A AWAY tentou entrar em contacto com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para saber a localização dos restantes radares e se já se encontram em funcionamento. Até ao momento, não obteve qualquer esclarecimento.
Nas redes sociais, está a circular a imagem de um mapa com os possíveis locais de instalação dos novos radares. Segundo o mesmo, as estradas que vão receber estes novos controlos de velocidade são:
A3, no Porto | A9, EN10, EN6-7 E IC119, em Lisboa |
A41, em Aveiro | EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1, em Setúbal |
A1 e En109, em Coimbra | A6 e IP2, em Évora |
IC8, em Castelo Branco | EN260 e IC1, em Beja |
A1, em Santarém | EN398, em Faro |
Este novo sistema de controlo de velocidade funciona com o apoio de duas câmaras, uma no início do troço e outra no final que registam a matrícula e a hora exata a que o carro passou.
O sistema calcula o tempo e a velocidade média feita pelo condutor para percorrer a distância. Caso a velocidade média esteja acima do limite máximo, é emitida uma coima.
Os radares de velocidade média foram anunciados o ano passado e servem para reforçar a rede do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), em Portugal. O novo sistema deverá estar em funcionamento em todas as localizações até ao final de 2021.
Na altura, a ANSR informou que iriam ser colocados dez novos radares e que estes iriam alternar por 20 localizações. Os troços que poderão ter este sistema estão identificados com um sinal H42.
A aplicação das coimas é feita de forma automática e segue-se pelo regime já definido no código da estrada.