Mobilidade

Radar de velocidade média já está sinalizado na Ponte Vasco da Gama

O novo sistema de controlo de velocidade deverá estar em 20 localizações e analisa a velocidade média feita numa determinada distância.
Radar na Vasco da Gama (Foto: AWAY - Direitos Reservados)
Radar na Vasco da Gama (Foto: AWAY - Direitos Reservados)
PUB

A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, já tem a sinalização que indica a presença do novo radar que permite auferir a velocidade média de um veículo entre dois pontos. Este é um dos dez radares que possivelmente serão instalados e que alternarão por 20 localizações.

A AWAY tentou entrar em contacto com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para saber a localização dos restantes radares e se já se encontram em funcionamento. Até ao momento, não obteve qualquer esclarecimento.

PUB

Nas redes sociais, está a circular a imagem de um mapa com os possíveis locais de instalação dos novos radares. Segundo o mesmo, as estradas que vão receber estes novos controlos de velocidade são:

PUB
A3, no Porto A9, EN10, EN6-7 E IC119, em Lisboa
A41, em Aveiro EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1, em Setúbal
A1 e En109, em Coimbra A6 e IP2, em Évora
IC8, em Castelo Branco EN260 e IC1, em Beja
A1, em Santarém EN398, em Faro
PUB

 

Este novo sistema de controlo de velocidade funciona com o apoio de duas câmaras, uma no início do troço e outra no final que registam a matrícula e a hora exata a que o carro passou.

PUB

O sistema calcula o tempo e a velocidade média feita pelo condutor para percorrer a distância. Caso a velocidade média esteja acima do limite máximo, é emitida uma coima.

Os radares de velocidade média foram anunciados o ano passado e servem para reforçar a rede do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), em Portugal. O novo sistema deverá estar em funcionamento em todas as localizações até ao final de 2021.

Na altura, a ANSR informou que iriam ser colocados dez novos radares e que estes iriam alternar por 20 localizações. Os troços que poderão ter este sistema estão identificados com um sinal H42.

A aplicação das coimas é feita de forma automática e segue-se pelo regime já definido no código da estrada.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2