Quando circulas de bicicleta a última coisa que te passa pela cabeça é que podes estar a ser controlado por um radar de velocidade da polícia local e posteriormente multado. Até porque, para muitos ciclistas, a questão de poder exceder os limites de velocidade nem se coloca. Mas no Canadá as coisas estão a aquecer.
Em Portugal ainda não há conhecimento de casos semelhantes, mas, das várias notícias do mundo inteiro, aquelas que mais se têm destacado vem da ação da polícia de Toronto, no Canadá, que alegadamente tem vindo a utilizar radares de velocidade para realizar controlos em ciclistas. E não é um tema novo.
Ao longo dos últimos dois anos, nas redes sociais Twitter e Telegram, surgem relatos de verdadeiras operações STOP a exemplo do que existe para veículos automóveis. As primeiras noticias (ver abaixo) chegaram em 2021, com relatos de ciclistas multados em ações de fiscalização
Police are now ticketing cyclists for going too fast in a Toronto park https://t.co/kRW84FFLV1 #Toronto #TorontoParks #TorontoPolice
— blogTO (@blogTO) July 24, 2021
Um ano após, no mesmo parque de Toronto, nova ação (ver abaixo) e dessa vez a polícia local assegurou aos diversos ciclistas que apenas estava a realizar ações pedagógicas.
As autoridades não estavam a passar multas, apenas estariam a sensibilizar os ciclistas para a necessidade de, tal como os automobilistas, cumprirem com o código da estrada e a velocidade indicada.
Last night in High Park #TorontoPolice were out radar gunning cyclists. They did this armed & adorned with thin blue line patches. A day before the Chief is set to issue an apology for disproportionate use of force and strip searches against Black Torontonians, anti-Black racism. pic.twitter.com/FUZWyByyRQ
— The Biking Lawyer (Dave Shellnutt) (@TheBikingLawyer) June 15, 2022
Agora nos últimos dois meses têm existido queixas muito frequentes, em alguns grupos no Telegram de ciclistas da região, de que estão a chegar a casa,« multas por excesso de velocidade não apenas na estrada, mas inclusive nas ciclovias.
No Canadá as regras para os ciclistas não são iguais em todos os estados, mas a velocidade máxima permitida para as bicicletas é de 32 km/h.
Se a moda pega ainda iremos ver pórticos na ciclovia da Almirante Reis...