Atualidade

Radar de velocidade para multar ciclistas? Se a moda pega…

Será que os ciclistas andam a exceder limites de velocidade? Há países onde as autoridades estão atentas
Texto
Polícia a utilizar radares de velocidade (captura Twitter)
Polícia a utilizar radares de velocidade (captura Twitter)

Quando circulas de bicicleta a última coisa que te passa pela cabeça é que podes estar a ser controlado por um radar de velocidade da polícia local e posteriormente multado. Até porque, para muitos ciclistas, a questão de poder exceder os limites de velocidade nem se coloca. Mas no Canadá as coisas estão a aquecer.

Em Portugal ainda não há conhecimento de casos semelhantes, mas, das várias notícias do mundo inteiro, aquelas que mais se têm destacado vem da ação da polícia de Toronto, no Canadá, que alegadamente tem vindo a utilizar radares de velocidade para realizar controlos em ciclistas. E não é um tema novo.

Ao longo dos últimos dois anos, nas redes sociais Twitter e Telegram, surgem relatos de verdadeiras operações STOP a exemplo do que existe para veículos automóveis. As primeiras noticias (ver abaixo) chegaram em 2021, com relatos de ciclistas multados em ações de fiscalização

Um ano após, no mesmo parque de Toronto, nova ação (ver abaixo) e dessa vez a polícia local assegurou aos diversos ciclistas que apenas estava a realizar ações pedagógicas.

As autoridades não estavam a passar multas, apenas estariam a sensibilizar os ciclistas para a necessidade de, tal como os automobilistas, cumprirem com o código da estrada e a velocidade indicada.

Agora nos últimos dois meses têm existido queixas muito frequentes, em alguns grupos no Telegram de ciclistas da região, de que estão a chegar a casa,« multas por excesso de velocidade não apenas na estrada, mas inclusive nas ciclovias.

No Canadá as regras para os ciclistas não são iguais em todos os estados, mas a velocidade máxima permitida para as bicicletas é de 32 km/h.

Se a moda pega ainda iremos ver pórticos na ciclovia da Almirante Reis...

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal