Atualidade

Multa de trânsito, tirada por radar. Atenção à burla!

Excesso de velocidade, utilização de telemóvel ao volante? Clica aqui e segue as instruções…
Texto
Radares
Radares

Se recebeste um mail com uma multa para pagar, por excesso de velocidade ou por utilização de telemóvel ao volante, cuidado, podes estar a ser vítima de burla. Verifica o remetente desse email e desconfia de qualquer conteúdo ou indicação.

Durante esta semana a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou novamente a divulgação de emails fraudulentos enviados supostamente em nome desta autoridade e/ou da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com o comunicado da ANSR os autores da mensagem utilizaram, em alguns casos, a imagem da campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” e notificaram os destinatários destes emails com uma suposta “multa de trânsito, tirada por radar”, enviando os automobilistas para a consulta de um documento em formato PDF que é falso.

email fraudulento - AWAY
Imagem de email fraudulento (foto: captura ANSR)

A ANSR informa que se trata de uma ação fraudulenta de crime por “Phising”, uma tentativa de obter informação ou dados de alguém, em nome de uma entidade, de forma não autorizada, e por isso, não deves seguir qualquer indicação presente nesse email.

Estas ações tem sido recorrentes e já no início de novembro tinham sido detetadas e denunciadas pelas autoridades.

As notificações da ANSR, PSP ou GNR são realizadas presencialmente ou por correio e não por email da forma descrita. Se recebeste algum email e tens dúvida da veracidade deves de imediato contactar a ANSR pelo telefone 214236800 ou através do email mail@ansr.pt.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias