Sustentabilidade

Escolhas mais sustentáveis no Japão dão recompensas à população

Dizer não ao plástico ou partilhar boleia são ações sustentáveis que dão pontos que podem ser trocados por recompensas
Texto
Escolhas sustentáveis dão recompensas
Escolhas sustentáveis dão recompensas

No Japão, os programas em que é possível acumular pontos e trocá-los por recompensas são extremamente populares. Então, porque não aproveitá-los para levar a população a fazer escolhas mais sustentáveis? Foi esta a ideia do governo japonês.

O Ministro do Ambiente japonês, Tsuyoshi Yamaguchi, apresentou uma iniciativa que irá dar recompensas às pessoas que contribuam para um planeta mais sustentável, quer seja a partilhar boleias, a comprar eletrodomésticos com menores consumos ou até mesmo ao recusarem plástico de utilização única.

Esta iniciativa faz parte de um programa governamental de apoio a retalhistas, como o especialista em e-commerce Rakuten Group Inc. ou o operador de centros comerciais Aeon Mall Co, que estão a desenvolver programas de fidelização que incentivem a escolhas mais verdes.

No caso da Rakuten, por exemplo, os clientes irão receber pontos sempre que adquirirem um produto com melhor consumo energético ou sempre que optarem por utilizar embalagens ecológicas quando compram na plataforma online. Os pontos poderão depois ser utilizados para compras, ser trocados por milhas ou ser usados em investimentos.

Este programa não inclui apenas empresas e lojas, mas também municípios locais e organizações sem fins lucrativos que também irão gerir sistemas de recompensas. Neste caso, ações como partilhar carro com outras pessoas ou optar por levar a roupa da lavandaria dobrada, em vez de em cabides individuais poderá dar pontos.

Com esta iniciativa, o governo japonês espera conseguir alertar para a necessidade de se fazer uma mudança positiva e proactiva no mundo, de forma a reduzir o impacto individual das ações de cada um.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente