Energia

O melhor é abastecer já: vem aí uma grande subida no preço dos combustíveis

As cotações dos combustíveis já estão a subir de dia para dia e podem mesmo continuar a aumentar
Texto
Preço dos combustíveis. Bomba de abastecimento (foto: Arquivo/AWAY)
Preço dos combustíveis. Bomba de abastecimento (foto: Arquivo/AWAY)
Gasolineira espanhola que vende combustível até 10% mais barato abre novo posto em Portugal

As cotações dos combustíveis já estão a subir de dia para dia e, dependendo da escalada do conflito no Médio Oriente, podem mesmo continuar a aumentar.

Como explicaram fontes do setor à TVI, as cotações de quarta-feira já tinham subido bastante relativamente ao dia anterior, cerca de 18 cêntimos nos gasóleos e cerca de 5 cêntimos nas gasolinas. No entanto, o preço final a partir da próxima segunda-feira será encontrado após o fecho dos mercados e poderá continuar a subir.

Nos mercados internacionais, a reação foi imediata. O preço do gasóleo por litro, face ao que estava a cotar no mercado internacional na sexta-feira, está a subir cerca de 20 cêntimos. Apesar da pressão nos preços, não há, para já, motivo de alerta. Portugal e a União Europeia, de uma maneira geral, têm reservas para cerca de 3 meses.

Ainda assim, o impacto pode ir além das bombas de combustível. A subida dos preços da energia tende a refletir-se na inflação, mas tudo depende da duração do conflito. Fontes do setor ouvidas pela TVI explicam que estamos a falar de uma subida de duas ou três semanas e que pode haver um impacto pontual na inflação de março. Caso a situação dure meses, aí sim colocará pressão para a subida de taxas.

A evolução do conflito ditará a tendência dos preços nas próximas semanas, mas, por enquanto, a previsão é de novos aumentos.

Continuar a ler
Home
Mosquitos a aparecerem? Esta planta afasta-as de uma vez (e ainda deixa a casa a cheirar bem)
Férias em 2026? Esta é a piscina gratuita mais bonita de Portugal e a preferida de muitos
Os bichos da prata insistem em aparecer em tua casa? Sabe o que fazer