O verão aproxima-se a passos largos e já se começa a pensar onde vão ser passadas as férias ou pelo menos os fins de semana de maior calor. Talvez uma boa ideia seja visitar as praias portuguesas. E há 59 consideradas Zero Poluição pela organização ZERO.
Mas afinal o que é uma praia Zero Poluição? De acordo com a organização ambientalista que as avalia, nestas praias não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas ao longo das três últimas épocas balneares.
Este ano, há mais cinco praias Zero Poluição do que em 2023 – saíram 19 praias da lista e entraram 24 novas. Ainda assim, estas praias zero poluição representam apenas 9% do total das 664 águas balneares existentes.
Todas as praias que receberam este selo o ano passado estão classificadas ao abrigo da legislação como praias com qualidade de água “excelente”. Ainda assim, para se manterem nesta lista, não pode ser detetada numa única análise a presença de micro-organismos.
Este ano, a Região Autónoma dos Açores tem 21 Praias Zero Poluição, mais de um terço do total. Outro ponto a merecer destaque é que pela primeira vez, a lista conta com duas praias interiores, Santa Clara, em Odemira, e Devesa, no Sabugal.
Nove municípios – Calheta, Lajes do Pico, Leiria, Machico, Pombal, Ponta Delgada, Povoação, Sabugal e Santa Cruz da Graciosa passaram a fazer parte dos concelhos com pelo menos uma Praia Zero Poluição.
Pelo lado negativo, Albufeira viu as suas seis Praias Zero Poluição a serem retiradas da lista de 2024, apesar de ter 25 praias que deverão receber a classificação excelente em termos de qualidade de água.
Confere na na galeria quais são as 59 Praias Zero Poluição de 2024.