Sustentabilidade

Deves evitar usar o programa rápido na tua máquina de lavar roupa. Sabes porquê?

Será que usar o ciclo curto é mesmo um comportamento sustentável? Pode parecer, mas na verdade é o oposto na maioria das vezes
Texto
Máquina de lavar roupa (foto: Rodnae Productions/Freepik)
Máquina de lavar roupa (foto: Rodnae Productions/Freepik)

À primeira vista, o ciclo curto da máquina de lavar roupa, que dura uns 30 minutos (ou até menos), parece ser a escolha ideal para poupares tempo, água e energia. No entanto, e como explica o site francês Vie Pratique, a verdade é que este programa não é a melhor opção na maioria dos casos. E estas são as razões:

Alto consumo de energia
Durante um ciclo de 30 minutos, a máquina de lavar roupa precisa de lavar, enxaguar e centrifugar rapidamente, o que implica aquecer a água num curto espaço de tempo. Este processo consome muita energia de uma só vez, o que acaba por aumentar os custos na conta de eletricidade.

Ineficácia na limpeza de nódoas
Se queres uma lavagem profunda, o programa rápido falha nesse aspeto. Ele utiliza uma temperatura mais baixa (geralmente cerca de 30 graus), o que dificulta a remoção de nódoas mais difíceis ou de sujidade entranhada.

Lavagem insuficiente para roupas que precisam de mais higiene
Este ciclo curto não é o ideal para uma desinfeção eficaz da roupa. É um problema, sobretudo, para peças como roupa de bebé, lençóis, toalhas e outras peças que precisam de um nível de limpeza mais profundo.

Adequado apenas para roupa pouco suja e sem cheiros
O programa rápido é recomendado apenas para roupa com pouca sujidade ou para tecidos delicados como sintéticos leves, onde a lavagem profunda não é essencial.

Menor quantidade de água
O ciclo de 30 minutos utiliza menos água, mas isso também significa que não deves sobrecarregar a máquina. Caso contrário, a roupa pode não ser bem lavada nem bem enxaguada.

Risco de reações alérgicas
Quando as nódoas não saem e os resíduos de detergente ficam presos nas fibras, a roupa pode ficar áspera e encardida. Pior ainda, pode causar reações alérgicas, especialmente em pessoas com pele sensível e em bebés.

Não é ideal para roupas delicadas
Ao contrário do que se possa pensar, o programa rápido não é adequado para peças delicadas, como seda, lã ou renda. Estes tecidos necessitam de programas especiais que ajustem melhor a temperatura e o ritmo de centrifugação.

O programa rápido ainda assim tem as suas vantagens
Se estás com pressa e tens peças pouco sujas, o programa rápido pode ser útil ocasionalmente. No entanto, evita usá-lo como o programa padrão.

Ao fazeres uma escolha mais pensadaa no uso da máquina de lavar, estás a contribuir para poupar energia e a prolongar a vida útil da tua roupa. Se os resultados ficam aquém do esperado, vais acabar a repetir lavagens, a lavar à mão ou a usar produtos extra: logo, pode não ser a opção mais sustentável. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Esta é a Aldeia Natal mais sustentável do país. E merece uma visita
CP alerta para "forte impacto" da greve geral marcada para sexta-feira
Combate a humidade sem fazer disparar a conta da luz