Um artigo publicado na secção de viagens do jornal britânico The Telegraph analisou diversas localidades costeiras da Europa, destacando tanto as mais bonitas como as mais feias. Algumas cidades não escaparam a duras críticas, incluindo um destino português bastante procurado por turistas.
No artigo intitulado "As cidades costeiras mais bonitas (e mais feias) da Europa" (The prettiest (and ugliest) seaside towns in Europe), Albufeira surge entre as cidades costeiras mais feias do continente. De acordo com Mary Lussiana, autora do texto, esta cidade algarvia, que já foi uma pitoresca aldeia de pescadores, tornou-se num destino de turismo de massas, perdendo muito do seu encanto original.
A autora descreve Albufeira como "construída em excesso", afirmando que atrai visitantes devido ao "infinito número de bares, vida noturna pulsante e alojamentos baratos em blocos de apartamentos feios e modernos que ladeiam a praia". Apesar de reconhecer a Praia dos Pescadores, distinguida com bandeira azul, a jornalista recomenda "olhar para o mar e não para o interior, para evitar os horrores".
Uma localidade portuguesa entre as mais bonitas
Por outro lado, o mesmo artigo do The Telegraph inclui a Comporta na lista dos destinos costeiros mais bonitos da Europa. Situada no Alentejo, esta vila destaca-se como um refúgio de charme, conhecido tanto pela sua tranquilidade como pela exclusividade. Segundo a autora, é um local onde "provavelmente verá mais cegonhas, empoleiradas em campanários e chaminés, do que pessoas na gloriosa extensão costeira".
O texto também valoriza a preservação da identidade local, com edifícios caiados de branco e detalhes em azul que refletem a tradição alentejana. Apesar da crescente fama e da presença de residentes célebres, a vila conserva um ambiente único, descrito como "um deleite mediterrânico que encontra o Atlântico, sofisticado e arejado".