Atualidade

Nova ponte sobre o Tejo vai ser entre Chelas e Barreiro

Terceira Travessia do Tejo deverá ficar pronta até 2034
Texto
Rio Tejo (foto: Eduardo Goody/Unsplash)
Rio Tejo (foto: Eduardo Goody/Unsplash)

Além da localização do novo aeroporto de Lisboa, o Governo anunciou também uma nova ponte sobre o rio Tejo que irá ligar Chelas (Lisboa) ao Barreiro (Setúbal). A Terceira Travessia do Tejo deverá ficar concluída em 2034, ano apontado para a inauguração do aeroporto Luís de Camões.

Sobre a nova ligação Lisboa-Setúbal, ainda não está decidido se a infraestrutura terá capacidade para transporte rodoviário e ferroviário ou apenas ferroviário.

O executivo salientou que a nova ponte permite libertar os constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a sul e aumentar a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul, Alentejo e Algarve, com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais, bem como aumento da frequência dos serviços.

De acordo com o Governo, a terceira travessia permitirá também reduzir o tempo do percurso no eixo Lisboa/Barreiro em 10 minutos e Lisboa/Setúbal em 30 minutos, bem como permite reforçar a oferta ferroviária suburbana (Cintura, Sintra e Eixo Norte/Sul).

O Governo mandatou a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida