A Google sabe que a poluição por plástico no mundo é um dos maiores e mais complexos desafios que a humanidade está a enfrentar. A gigante tecnológica decidiu fazer a sua parte para reduzir a utilização do material e lançou um desafio para empresas com opções sustentáveis que possam ser usadas no ramo alimentar.
O Single-Use Plastics Challenge (Desafio do Plástico de Utilização Única, em português) foi lançado pela Google (vê aqui) em parceria com a Canteen, uma empresa de gestão de serviços alimentares. A ideia é chamar a atenção para a importância de reduzir o plástico e mostrar as soluções alternativas sem plástico de utilização única que estão a surgir.
Empresas com soluções que se afastem do plástico de uso único são convidadas a apresentar as suas embalagens. A Google procura opções reutilizáveis ou até comestíveis, com fibras sustentáveis. É essencial que os produtos sejam certificados por entidades externas à empresa que os cria.
No final, as embalagens escolhidas vão poder ser testados nos cafés e nas MicroKitchens da Google, nos Estados Unidos.
As candidaturas ao Single-Use Plastics Challenge podem ser feitas até 30 de maio. Os produtos apresentados terão de cumprir as regras de segurança alimentar federais, estatais e locais, assim como os standards da Google Food para serem considerados.