Tens o costume de voltar a encher as garrafas de plástico porque acreditas que é mais ecológico? Na verdade, pode ser. Mas na hora de reutilizarmos determinados produtos, não é só o impacto na natureza que devemos ter em consideração. Também o possível impacto na nossa saúde é um ponto relevante.
Segundo a perita em alimentos Tara Eikenaar, mencionada pelo HuffPost espanhol, é possível reutilizar as garrafas de água, mas não repetidamente. Uma garrafa de plástico selada pode conservar-se até um ano. Contudo, uma vez aberta, a situação muda consideravelmente e quando acabada a bebida, o destino deve ser mesmo a reciclagem.
A especialista afirma que uma garrafa aberta deve ser usada entre três a sete dias se guardada no frigorífico. Se for armazenada no armário da cozinha, mantém-se em boas condições até três dias.
O problema com as garrafas é que, ao utilizá-las, vamos deixando vestígios de comida e saliva que provocam uma acumulação de bactérias difíceis de eliminar. Por este motivo, as empresas que engarrafam água aconselham que estas sejam usadas apenas uma vez, conforme indica o site WebMD.
Assim, não deves reutilizar as garrafas por muito tempo e deves colocá-las na reciclagem para garantir o seu correto descarte. Para reutilização, o ideal é procurar garrafas apropriadas, que podem ser de um plástico específico, de vidro ou até de aço inoxidável. E a limpeza adequada é também fundamental.