Sustentabilidade

Do lixo à arte: exposição Toy Stories dá nova vida ao plástico

No Amoreiras Shopping Center até junho, a exposição Toy Stories inclui 14 peças de arte feitas a partir de lixo
Texto

Há uma frase conhecida que diz que o lixo de uns é o tesouro de outros, e a exposição Toy Stories, do artista plástico londrino Robert Bradford, que vai está no Amoreiras Shopping Center, é a prova disso. De objetos de plástico descartados, como brinquedos e fichas de póquer, o artista fez nascer várias peças de arte.

Pela primeira vez em Portugal, Robert Bradford toca no tema da importância de fazer o correto descarte de resíduos ao transformá-los em 14 peças, 11 esculturas e três pinturas coloridas e divertidas.

Exposição de arte - AWAY
Cão feito com objetos de plástico descartados (foto: divulgação)

Para dar forma às esculturas, que vão de animais, como cães, macacos e elefantes, a anjos e soldados, o artista criou o seu método de construção que além do plástico, usa também madeira como a dos paus de gelado.

Algumas das obras contêm 3 mil peças de brinquedos e valem cerca de 20 mil euros.

A escultura que mais se destaca na exposição Toy Stories é o Galo de Barcelos com 2 metros, feito exclusivamente para a exposição em Portugal. Esta obra ganha forma graças às entre 1500 e 2000 peças que a constituem.

Peça de arte - AWAY
Galo de Barcelos de Robert Bradford (foto: divulgação)

Além das esculturas, a exposição inclui também três pinturas da série Trash Art, feitas com materiais reciclados como desenhos recortados e postais retro.

A Toy Stories vai poder ser visitada no Amoreiras Shopping Center até 11 de junho. A par da exposição, o Amoreiras decidiu fazer recolha de brinquedos, jogos e livros em bom estado para oferecer a crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela. Os brinquedos poderão ser colocados no recetáculo instalado junto ao Balcão de Informações até 31 de maio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Nem Maldivas, nem Bali. Praia portuguesa considerada a melhor do mundo
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D