Atualidade

BNP Paribas deixa de financiar novos projetos de petróleo e gás

Banco francês BNP Paribas vai deixar de financiar novos campos de petróleo e gás
Texto
BNP Paribas (foto: Remy de la Mauviniere/AP)
BNP Paribas (foto: Remy de la Mauviniere/AP)

O BNP Paribas vai deixar de financiar projetos de desenvolvimento de campos de petróleo e gás de forma a alcançar o seu objetivo de cortar em 80% as explorações de petróleo até 2030 e reduzir as emissões de carbono financiadas.

Num anúncio feito esta semana, o banco salientou irá também reduzir o número de financiamentos aprovados a empresas que trabalhem apenas no setor do petróleo.

O BNP Paribas, que é um dos maiores bancos a nível europeu, adiantou que está a conseguir atingir os seus objetivos relativos à mitigação das alterações climáticas.

Petróleo - AWAY
Projetos de petróleo deixam de ser financiados (foto: Sven Kaestner/AP)

Apesar de ser um passo considerado interessante, há associações que ainda acham que está aquém do necessário. Citadas pela Reuters, a Oxfam, Friends of the Earth e a Notre Affaire à Tous, três organizações relacionadas com o clima, referiram que as políticas não são rígidas o suficiente.

Isto porque, de acordo com as organizações, o BNP Paribas ainda poderá fazer financiamentos indiretos a projetos de energias fósseis, dando o dinheiro a empresas envolvidas, por exemplo.

Atualmente, há já várias empresas a anunciar planos para se afastar de financiamentos a projetos de energia fóssil e a virar-se para as energias alternativas. No entanto, muitos destes compromissos visam 2030 e, por isso, é difícil analisar o progresso que já foi feito.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal