Sustentabilidade

Fundo de 90 milhões de euros vai apoiar pesca sustentável

Organização Marine Stewardship Council quer mobilizar 90 milhões de euros para fundo para acabar com sobrepesca
Texto
Pescadores com redes (foto: Quang Nguyen/Pexels)
Pescadores com redes (foto: Quang Nguyen/Pexels)

A organização sem fins lucrativos Marine Stewardship Council (MSC) está focada em garantir o fornecimento sustentável de peixe e marisco durante a próxima década. Para tal, anunciou que pretende mobilizar 100 milhões de dólares (cerca de 90,5 milhões de euros) para o Oean Stewardship Fund que visa acabar com a sobrepesca.

Para garantir a entrada do valor, organizações filantrópicas, empresas e governos são encorajados a contribuir para o fundo que já apoiou pescarias e já serviu para investir em investigação e inovação para melhorar as práticas de pesca.

Entre os vários beneficiários estão pescarias artesanais no Mediterrâneo que estão agora a usar novas tecnologias para proteger as raias e um projeto que avalia os riscos das mudanças do clima nas pescarias de captura selvagem.

Caranguejo - AWAY
MSC quer fornecimento sustentável de peixe e marisco (foto: MSC)

A ampliação do Ocean Stewardship Fund visa apoiar uma atuação que a MSC acredita ser fundamental para ultrapassar os desafios da pressão alimentar e dos efeitos prejudiciais das alterações climáticas nos oceanos.

O MSC conta com 25 anos de experiência no domínio da pesca sustentável e tem mais de 600 pescarias envolvidas no seu programa de certificação. Desde 2018 que 5% das receitas geradas pelas licenças de utilização do selo azul do MSC revertem para o fundo. Em 2022, foi aberto para doações de terceiros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Turbinas eólicas batem novo recorde nos primeiros três meses do ano
Preço dos combustíveis na próxima semana de 12 a 18 de junho
Trotinete elétrica AltaRoda em teste exclusivo em Portugal