Quando navegar nas águas sul-americanas o navio construído pela empresa Incat Tasmania será o maior ferryboat elétrico do mundo a operar com baterias elétricas e um dos navios com menor pegada ambiental do planeta.
O Incat Hull 096 entrará ao serviço em 2025 e é produzido pela Incat Tasmania, líder mundial na produção de navios ligeiros, puramente elétricos e com navegação zero emissões de carbono.
Originalmente projetado para trabalhar com Gás Natural Liquefeito, o novo ferryboat 100% elétrico irá ser entregue ao operador Buquebus (para navegação entre Uruguai e Argentina dentro de 18 meses), é capaz de atingir velocidade de 40 nós, tem 130 metros de comprimento, capacidade para 2100 passageiros e até 226 veículos, bem como restauração e loja de Duty Free a bordo.
Sem avançar muitos mais pormenores, o armador avança que este navio conta com um sistema de armazenamento de baterias com mais de 40 MWh e será quatro vezes maior do que qualquer instalação de baterias que tenha sido construída e instalada em qualquer lugar do mundo para o ambiente de transporte marítimo.
As baterias alimentam uma série de motores E que acionam o sistema de propulsão a jato de água. A integração do sistema elétrico é da Wärtsilä e ESS da Corvus Energy. O interesse nestes navios eléctricos a bateria é muito positivo e a Incat está agora a trabalhar na construção do seu segundo, mas mais pequeno, navio eléctrico a bateria.
Este ferryboat irá navegar com uma baixa pegada ambiental pois a Tasmânia já alcançou emissões líquidas zero, tornando assim este o único local no planeta que é capaz de construir navios elétricos a bateria com emissão zero em um ambiente já com emissões líquidas zero.