Mobilidade

Camião elétrico de distribuição Volta Zero irá contar com navegação inovadora

O primeiro veículo comercial elétrico da Volta Trucks irá contar com um sistema de navegação de última geração para auxiliar nas entregas
Texto

Volta Zero, o veículo comercial elétrico de distribuição de mercadorias que está a ser desenvolvido pelos suecos da Volta Trucks, vai integrar um sistema de navegação de última geração, especialmente desenvolvido pela Here Technologies, plataforma de dados de localização e tecnologia, bem como geolocalização desenvolvida pela what3words.

O anúncio feito pelo fabricante e fornecedor de serviços de veículos comerciais totalmente elétricos confirma que o Volta Zero utilizará o EV Range Assistant, uma funcionalidade da Here concebida a pensar na entrega de encomendas no interior das cidades. Esta inclui a previsão de autonomia para camiões em rota e também permite o planeamento de rotas com múltiplas paragens de entrega.

Com a tecnologia criada pela Here, empresa global com sede em Eindhoven, Países Baixos, o condutor do Volta Zero poderá contar com as funções de pesquisa, definição de rota, tráfego em tempo real e orientação por voz, disponíveis tanto online como offline.

O sistema pode ser configurado e monitorizado remotamente pelos clientes, o que permite, em qualquer altura, atualizar e melhorar a experiência do condutor. A Here garante uma transferência de dados segura entre o camião e a cloud, por forma a asseverar a segurança e a privacidade do condutor, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso aos dados cartográficos mais recentes através de streaming.

Integrada na solução de navegação especificamente desenvolvida para o Volta Zero estará a tecnologia inovadora de geolocalização da what3words. Esta distingue-se pelo facto de estar suportada numa divisão do mundo numa grelha de três metros quadrados, em que cada quadrícula tem uma combinação única de três palavras aleatórias, ou seja, um endereço “what3words”. Dada a precisão do mapeamento, os condutores podem, assim, aceder facilmente a locais tão específicos como entradas de edifícios ou cais de carga.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas